
DESING DE INTERIORES:
Apartamento Retrô


O projeto em questão se trata de uma reforma interna em uma das unidades dos Edifícios Porchat (projetado pelo Rino Levi, em 1946), localizado na esquina da Avenida São João com a Rua Apa.

Perfil do Cliente
Casal aposentado muito ativo. Geralda participa de grupos da 3° idade onde canta em um coral e faz tricô para doar macacões para mães carentes. José pratica corrida regularmente, estando sempre conectado (computador, tablet e jornais). O casal gosta muito de viajar e receber o filho (Norberto), a nora (Carolina) e os netos (Bruno de 5 anos e Sofia de 8 anos) nos almoços de domingo. Os netos dormem no apartamento do casal eventualmente. O espaço deve ser acolhedor, delicado e claro.

CASAL DE IDOSOS COM CACHORRO
Geralda: 68 anos
José: 65 anos
Thor: 3 anos (poodle toy)
CLIENTES
Estilo Adotado: RETRÔ
CONCEITO
Neste projeto foi necessário conectar o cuidado de uma casa para idosos com o estilo retrô.
Através do uso de cores mais claras/pasteis, o apartamento tem esse aspecto de leveza e claridade. Já o uso de mobiliários mais confortáveis e dinâmicos, além de algumas cores vibrantes, também o deixa aconchegante.
Transformar um quarto de hóspedes em um ambiente multifunções foi uma das ideias principais desse projeto. A necessidade de um espaço que atendesse a hospedagem dos netos era evidente. E como o casal não tinha um local adequado para os seus hobbies, juntar ambas as funções em um único ambiente parecia coerente.
Sendo assim, este cômodo foi equipado para funcionar pensando tanto na hospedagem e descanso dos netos (com uma Bicama e local de armazenagem das roupas), quanto um espaço para o casal desfrutar de seus hobbies; contando com espaço para as ferramentas de tricô de Geralda e um lugar onde José pudesse se conectar á internet mais confortavelmente.
Por todo o apartamento, o mobiliário escolhido, combinado com algumas técnicas e revestimentos antigos, traz essa sensação de nostalgia, resgatando assim algumas memórias do casal viajante. Porém ao desfrutar de todo o conforto e praticidade que a tecnologia atual possibilita, mantém o apartamento no presente, realizando essa conexão antigo-atual. Isso faz com que essa moradia funcione como um perfeito exemplo de aplicação da proposta do estilo retrô.
Além disso, pensando no momento em que vivemos, é muito importante salientar a facilidade de higienização do casal ao chegar ao apartamento, visto que as áreas destinadas a isso estão próximas da entrada.

Após uma extensa pesquisa através de referências, técnicas, materiais e características que envolvessem o estilo retrô, a paleta de cores foi escolhida. Tentando conectar todos os ambientes, as cores em tons pastéis, juntamente com o piso imitando madeira, foram aplicados, trazendo sensação de leveza e conforto ao apartamento.
A escolha do piso (que segue por grande parte da casa) foi devido ao fato de que, na maioria das referências, o piso de madeira era muito utilizado, e um piso muito liso poderia acarretar em acidentes, tanto para o casal quanto para o Thor (pet deles). Pensando nisso, optou-se pelo uso de um porcelanato esmaltado acetinado espinha de peixe que imita madeira. Já no lavabo e no banheiro do casal, assim como na varanda, o uso de ladrilhos diferentes trás um diferencial a essas áreas, assim como uma texturização diferente e harmoniosa com o ambiente.
Para acessar as plantas técnicas (como forro de gesso, paginação de piso) e elevações descritivas (materiais, alturas e acabamentos), clique no botão abaixo.